Seminário discute desapropriações de terras e titulação de áreas quilombolas no Ceará



     A Comissão Pastoral da Terra do Ceará (CPT) realizou nesta quinta-feira, 28 de agosto, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, em Fortaleza, um seminário para discutir processos de desapropriação de terras, reconhecimento e titulação de áreas quilombolas no Ceará.  Participaram do evento 24 pessoas, entre agentes das oito equipes da CPT no estado, lideranças de comunidades acompanhadas pela CPT e servidores do INCRA.
Durante o seminário foi feito o estudo do Documento 101 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): A Igreja e a Questão Agrária Brasileira no início do Século XXI, onde os participantes fizeram um debate sobre a conjuntura política, agrária e eleitoral do Brasil.
A equipe do INCRA se fez presente com o objetivo de apresentar suas instâncias e discutir os processos específicos das áreas acompanhadas pela CPT. Na discussão, ficaram evidenciadas as fragilidades e contradições que envolvem o processo de Reforma Agrária no Brasil, que se restringe à desapropriação de áreas, cada vez mais remotas.
A CPT reafirmou seu compromisso com os povos do campo na luta por terra e território. Ao final, os participantes discutiram quais as ações a serem realizadas para que a CPT possa fortalecer o serviço junto aos posseiros e posseiras, acampados e acampadas e comunidades quilombolas.

Mais informações sobre o seminário pelos telefones (88) 96279567 ou (85) 32261413 falar com Thiago Valentim ou Irmã Ilza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão