Informações sobre a 15ª Romaria da Terra

XV Romaria da Terra do Estado do Ceará

Data: 07 de Agosto de 2011
Local: Itapipoca
Tema: No testemunho dos mártires: terra, água e dignidade!

A romaria terá o seguinte formato: durante a madrugada os romeiros e romeiras da Terra tomarão o café, em três cidades próximas à Itapipoca. As dioceses de Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte, farão uma parada em São Luis do Curú. Já Quixadá e Iguatu, serão recepcionadas em Tururu e as dioceses de Crateús, Tianguá e Sobral, irão parar em Amontada.

A acolhida está prevista para 6:00h na Igreja de São Sebastião e posteriormente haverá uma caminhada pelas ruas da cidade até o Horto do Cruzeiro, neste local haverá uma mística e em seguidas as caravanas se deslocarão para três tendas, que serão identificadas, tendo como referência o tema da romaria e os três climas que estão presentes no município de Itapipoca: tenda litoral/água, ficará as dioceses de Crateús, Itapipoca e Fortaleza; para a tenda sertão/terra irão as dioceses de Iguatu, Limoeiro do Norte e Quixadá; e na tenda serra/dignidade ficarão as dioceses de Crato, Tianguá e Sobral. Haverá antes da celebração eucarística apresentação dos artistas da caminhada. A celebração eucarística que fechará a XV Romaria da Terra, acontecerá na praça da matriz da cidade de Itapipoca, por volta das 15:00h. Dando ênfase à temática ficou decido que cada diocese deve escolher um mártir local, e mandar confeccionar um grande estandarte com sua fotografia.  
Celebração Eucarística - ficaram assim definidas as responsabilidades:
Presidente: D. Antônio Roberto Cavuto
Acolhida: Itapipoca
Ato penitencial: Quixadá
Glória: Crato
Rito da palavra: Limoeiro do Norte
Testemunhos após o Evangelho: Uma camponesa da Diocese de Itapipoca e um camponês da Diocese de Limoeiro do Norte – dando ênfase aos impactos dos grandes projetos na vida das famílias atingidas.
Homilia: D. Antonio
Profissão de fé: Crateús
Preces: Iguatu
Ofertório: Fortaleza
Pai- Nosso: Sobral
Ação de graça: Itapipoca
Paz: Iguatu

A equipe de Itapipoca ficou responsável pela equipe de liturgia que fará a coordenação da Celebração, escolherá um grupo que irá se preparar para cantar todas as músicas escolhidas para a celebração e ainda uma dupla que irá animar a apresentação dos artistas da caminhada. As dioceses irão encaminhar para a CPT até a próxima reunião do Conselho, as músicas que serão cantadas durante a Celebração Eucarística.

No tocante ao hino oficial da 15ª Romaria da Terra, foram apresentadas três propostas de letras. A Ir. Elaine da Diocese de Itapipoca enviou a proposta intitulada, “Hoje é dia de alegria”; Thiago Valentim da Diocese de Quixadá e João Bosco da Arquidiocese de Fortaleza encaminharam a proposta, “Romeiros em caminhada”, e José Inácio da Diocese de Sobral e Airton da Arquidiocese de Fortaleza, apresenta a sugestão, “Terra dos três climas”. Foi escolhido como hino oficial para 15ª Romaria da Terra a proposta de letra e música da autoria de Thiago Valentim e João Bosco, “Romeiros em caminhada”.

Thiago Valentim, Coordenador da CPT conversou a Marta do setor de comunicação da arquidiocese e foi acertado que no dia 26 de junho a celebração eucarística transmitida pela TVC terá como tema a 15ª Romaria da Terra e ficará sob a responsabilidade da CPT. Foi decidido fazer uma Consulta a Dom Antônio, Bispo de Itapipoca, sobre a possibilidade de ele presidir essa celebração, caso não seja possível serão contatados Padres ligados a CPT.

Sobre o Cartaz: A arte do cartaz é de autoria de Daniel Galber, porém, as idéias para montagem para compor a arte foram minhas e do Padre Maurizio, da Diocese de Crateús. A proposta é que arte do cartaz seja a expressividade do tema da Romaria, da ação da CPT no Ceará e da cultura cearense. Por isso, propomos o mandacaru como símbolo de resistência, frente aos grandes empreendimentos e projetos que têm impactos nocivos ao meio ambiente e à vida das populações impactadas, bem como na luta por terra, água e dignidade. O Sangue que molha a terra e rega a raiz do mandacaru, representa as tantas vidas ceifadas, na luta por justiça, dignidade e soberania. A paisagem de fundo, a mandala, representa as muitas iniciativas existentes na ação da CPT, outras instituições e pastorais que constroem alternativas de convivência com o semiárido e com os outros climas existentes no Ceará.  A moldura de palha representa a arte, cultura e criatividade do povo cearense.

Quanto ao livrinho, recomendamos que os grupos e comunidades, vejam qual é o melhor período para realizar o tríduo em preparação e mobilização para participação de representantes destes grupos e comunidades no dia 07 de agosto de 2011. Os textos que se encontram após cada celebração poderão ser utilizados durante esta preparação ou depois da Romaria, pois, os mesmos são para estudos e aprofundamento das temáticas propostas. O livrinho  e cartaz estão disponiveis na sede da CPT e no Centro Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza. O cartaz como nas edições anteriores terá distribuição gratuíta e o livrinho cuta R$ 2,00. A partir de qunita feira, dia 19/05 já estarão dispóniveís as camisas. Para qualquer informação é só ligar para o fone: 3226-1413.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021