Celebração Eucarística na TVC

15ª ROMARIA DA TERRA: CELEBRANDO AS LUTAS E OS SONHOS

                                                                                                                                 Lia Lima
Secretária Executiva da CPT Ceará

No dia 26 de junho do corrente ano, a Comissão Pastoral da Terra Ceará, juntamente com o setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza animou a missa dominical transmitida pela TV Ceará. A celebração foi presidida pelo Padre Maurizio, da paróquia de Tauá e assessor da CPT Ceará, que na ocasião destacou a temática da 15ª Romaria da Terra, que se realizará no dia 07 de agosto na cidade de Itapipoca. Celebrou-se de modo especial a memória daqueles e daquelas que deram suas vidas pelas causas maiores da luta e sonhos, que são as Causas da Vida, as Causas do reino. A liturgia fez referência também à cultura dos cristãos cearenses que no mês de junho celebram as festas de Santo Antonio, São João e São Pedro, bem como as festas da colheita em agradecimento ao Criador pelos resultados da produção de alimentos e da coleta de água da chuva.

Neste espírito de alegria e Iluminados e iluminadas pela força da fé bíblico-profética, à luz da Palavra de Deus, nos sentimos desafiados pelo testemunho dos mártires da caminhada, a olhar a realidade em que vivemos, onde constamos que existem duas procissões a caminho: a procissão da vida e a procissão da morte, diante das quais somos impelidos a tornar público e dar visibilidade a todas as formas de agressão à vida humana e do planeta, entre as quais destacamos: o aquecimento global do planeta que ameaça a vida; os mega projetos de infraestrutura e o agronegócio que contribuem para a destruição dos biomas; os gritos em defesa da vida, da natureza, da justiça social, dos direitos humanos, pela paz, contra a violência em todas as suas expressões.

A 15ª Romaria da Terra do Ceará nos estimula a refletir sobre os modelos de projetos que estão em curso atualmente. Projetos estes que têm proposições díspares. Um que defende a concretização do desenvolvimento sem considerar os impactos que sofrerá o meio onde será instalado e a vida dos seres que ali vivem. Outro que tem por primícia: o respeito à vida, a harmonia, a justiça, a soberania, a sustentabilidade, a dignidade, o equilíbrio, a liberdade, a capacidade criadora, enfim, a garantia da possibilidade de reprodução e recriação da vida em suas diversas formas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021