Agentes da CPT da grande Região Nordeste socializam impactos socioambientais causados pelos grandes projetos

A socialização dos impactos socioambientais causados pelo agro e hidronegócio, mineração e obras de infraestrutura realizadas nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraiba, Pernambuco, Alagoas e Bahia abriu o Encontro da CPT da Grande Região Nordeste, no dia 30 de agosto, na Chapada Diamantina - BA. Com muita criatividade os agentes apresentaram como os grandes projetos têm interferido de forma negativa na vida das pessoas e no meio ambiente. Mostraram também as ações que a CPT vem desenvolvendo junto aos povos da terra e das águas. O encontro segue até o dia 03 de setembro e tem como tema: “Mudanças climáticas: impactos e perspectiva para o semiárido brasileiro”.

Para aprofundar os aspectos socializados pelos agentes, os assessores do encontro e membros da CPT, Ruben Siqueira e Roberto Malvezzi (Gogó) destacaram o papel do Estado, que além de destinar recursos públicos para a construção das obras, que em sua maioria servirão para atender às demandas da iniciativa privada, proporciona alterações na legislação e na própria estrutura dos órgãos ambientais responsáveis pelos processos de licenciamento. Ressaltaram ainda o fato destes empreendimentos serem grandes expropriadores dos recursos naturais, responsáveis pela degradação do meio ambiente, quase sempre implantados nos territórios das comunidades tradicionais desrespeitando seus direitos fundamentais.

Aprofundando a temática, o professor Adriano Batista Dias, da Fundação Joaquim Nabuco, Recife, trouxe diversas provocações para a reflexão, referentes às mudanças climáticas.

Encerrando o primeiro dia do encontro, os participantes fizeram uma reflexão acerca dos impactos do aquecimento global na realidade das comunidades onde a CPT atua e a influência na forma de vida dos camponeses e no trabalho da CPT.

O encontro segue até sexta-feira (3), na acolhedora cidade de Lençóis,  com o aprofundamento do tema e perspectiva de construção de estratégias que possam orientar a pratica da CPT na sua intervenção junto aos camponeses.

Diacisio Ribeiro Leite
CPT/BA - Equipe Sul/Sudoeste

(Obs.: Do Ceará, está participando Claudiano, da coordenação colegiada regional, Aline, da equipe da Diocese de Limoeiro do Norte, e Prof. Levi, assessor da CPT, este ano residindo em Salvador).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021