GRANDES PROJETOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CEARÁ SÃO TEMAS DE DISCUSSÃO EM ENCONTRO PREPARATÓRIO A SEMINÁRIO ESTADUAL

Pastorais Sociais (CPT, CPP e SPM), Cáritas Brasileira Regional Ceará, Terramar, Rede Brasileira de Justiça Ambiental e Núcleo Tramas realizaram, no dia 16 de setembro de 2011 (sexta-feira), de 9h às 16h, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja – Fortaleza, o encontro preparatório ao Seminário Estadual Sobre Grandes Projetos e Mudanças Climáticas no Ceará, que será realizado em 2012.
Este encontro teve como objetivo reunir representantes das comunidades do Ceará atingidas por grandes projetos e das entidades (pastorais, movimentos sociais, institutos, núcleos, redes e conselhos) que as acompanham para discutir a relação dos impactos destes empreendimentos com as mudanças climáticas e preparar o Seminário Estadual. O encontro contou com a participação de 68 pessoas.
O Prof. Alexandre Costa, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) fez uma exposição sobre mudanças climáticas que clareou a relação existente os dois temas.
Os participantes foram divididos por grupos de grandes projetos afins, para uma discussão sobre os problemas que as comunidades vêm enfrentando e perceber a ligação entre um projeto e outro. Os grupos formados e seus respectivos facilitadores foram:
1.       Carcinicultura/ eólica / pesca predatória: Soraya Vanini
2.       Turismo / especulação imobiliária e obras da copa: Rosinha (Terramar)
3.       Transposição/ barragens e transnordestina: Ivanilson (MAB)
4.       Agronegócio, agrotóxicos e trabalho escravo: Lourdes (MST)
5.       Porto do Pecém, mineração e siderúrgica: Thiago Valentim (CPT)
Após a socialização do resultado dos trabalhos, a Profª Raquel Rigotto (TRAMAS) e Mentinha (Curral Velho – Acaraú) fizeram duas falas conclusivas de todo o trabalho, desde a manhã.
Foi apresentado aos participantes um Instrumental, elaborado com o objetivo de obter informações importantes sobre os conflitos/impactos, as empesas/órgãos públicos, os processos jurídicos, mobilizações e lutas e alternativas de enfrentamento construídas nas comunidades. Estas informações serão utilizadas na elaboração de um relatório público, um dossiê, que será lançado no Seminário Estadual.
Este instrumental será trabalhado pelas entidades em todas as comunidades atingidas por grandes projetos até o final do ano.
Entre as conquistas deste encontro, está a aproximação entre as comunidades atingidas por diversos projetos, bem como a percepção de que é preciso uma unificação cada vez maior das lutas populares em defesa da vida e dos territórios, dado que os conflitos são também cada vez maiores.

Thiago Valentim
Comissão Pastoral da Terra do Ceará (CPT)
(88) 96279567 (TIM)/ 92230270 (CLARO), 81127727 (VIVO)
Skype: thiagocptceara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021