AGENTES DA CPT CEARÁ PARTICIPARAM DA ROMARIA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DE CANINDÉ



Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, os agentes da CPT Ceará Lucimar Dios, Manoel Libânio, Manoel Câmara, Luizinha Camurça, Ir. Clarisse, Lindalva e Thiago Valentim estiveram participando da Romaria de São Francisco das Chagas de Canindé.
 A presença da CPT CE nas Romarias de Canindé e de Finados (Juazeiro), que se realiza há vários anos, está inserida dentro da linha de ação “Movimentos de Massa e Romarias”. O objetivo da CPT com esta atividade é tornar-se próxima dos diversos romeiros e romeiras que se achegam em Canindé no período de 24 de setembro a 04 de outubro para troca de experiências, dado que a maioria dos romeiros e romeiras são camponeses e camponesas dos diversos Estados do Nordeste e de outras regiões do país.
Segundo Luizinha Camurça, agente da CPT da Arquidiocese de Fortaleza, a Romaria de São Francisco é “um tempo de espiritualidade dos romeiros e romeiras, que não medem sacrifícios para ficar em qualquer lugar. Eles vêm com uma alegria muito grande, porque fizeram promessas, se preparam o ano inteiro pra vir agradecer, pedir e pagar as promessas. É uma expressão de força, de esperança muito grande”.
A tônica de acompanhamento dos romeiros e romeiras este ano foi dada a partir das experiências de agroecologia, de convivência com o semiárido. Um folder foi preparado e distribuído entre os romeiros e romeiras, onde continha fotos de experiências alternativas de convivência com o semiárido e os conselhos de Pe. Cícero para bem viver no sertão.
A troca de experiências se deu através do contato feito com os romeiros e romeiras que se dirigiam à tenda da CPT, montada na Praça do Museu, e das visitas que os agentes fizeram aos abrigos da cidade, à Basílica, às praças e ao zoológico.
Este intercâmbio significou um fortalecimento da fé e do compromisso da CPT Ceará com os camponeses e camponesas e um aprendizado sobre as diversas experiências de convivência com o semiárido e outros biomas que estão sendo implementadas em todo o Brasil, em usa maioria por iniciativas dos próprios camponeses e camponesas. Os agentes da CPT puderam ainda ouvir as denúncias feitas pode diversos romeiros e romeiras sobre os impactos de grandes projetos do agro e hidronegócio que ameaçam a qualidade de vida e a permanência na Terra de famílias camponesas em várias regiões do país.
Que São Francisco das Chagas, Padroeiro da Ecologia, caminhe conosco na luta em defesa do meio ambiente e na promoção da vida dos pobres de Deus, filhos e filhas desta Terra.

Thiago Valentim
Comissão Pastoral da Terra do Ceará (CPT)
(88) 96279567 (TIM)/ 92230270 (CLARO), 81127727 (VIVO)
Skype: thiagocptceara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021