CPT CEARÁ REALIZA CONSELHO AMPLIADO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO



Fotos: Thiago Valentim / CPT
 
Nos dias 15 e 16 de dezembro de 2011, no Centro Inaciano de Espiritualidade Cristo Rei, em Fortaleza, 28 agentes da CPT das 7 equipes diocesanas constituídas e representantes de Itapipoca, que criou recentemente sua equipe, participaram do último Conselho do ano, o Conselho Ampliado, com participação dos conselheiros ordinários, de outros agentes das equipes da CPT, assessores e convidados.

Este Conselho teve como objetivos avaliar a caminhada da CPT durante este ano de 2011, planejar o ano de 2012 e fazer outros encaminhamentos necessários para a caminhada da CPT. A pauta de discussão deste Conselho foi:
* Avaliação e Prestação de contas da 15ª Romaria da Terra do Ceará e proposta para a próxima.
* Mapa ou presença da CPT no Ceará.
* Repasse do Encontro Anual de parceiros e Diretrizes da Fasternopfer.
* Matriz Lógica e Instrumentos de Monitoramento.
* Repasse do Curso de Formação, Conselho e Assembléia Nacional.
* Repasse do Encontro de Formação da Grande Região Nordeste.
* Editais/Projetos
* Programa de Fortalecimento Institucional da CPT Ceará.
* Relatório e prazos para o encerramento do exercício contábil.
* Comunicação/Blog
* Perspectivas e encaminhamentos para 2012.
* Informes diversos.

O Conselho Ampliado, além de encaminhamentos feitos pelo conjunto da CPT, foi um momento de reencontro de agentes que estão inseridos em diversas comunidades em todas as regiões do Ceará, de partilha das atividades, de fraternidade, de confraternização, de memória e de fortalecimento da caminhada.

Foram considerados os avanços obtidos neste ano de 2011 e clareado onde a CPT precisa ser fortalecida, para que possamos, como agentes, cumprir a missão da pastoral, ou seja, de "ser presença solidária, profética, ecumênica, fraterna e afetiva, que presta um serviço educativo e transformador junto aos povos da terrae das águas, para estimular e reforçar seu protagonismo".

Alegrou a todos a presença de quatro representantes da Diocese de Itapipoca. Um dos objetivos da Romaria da Terra que foi realizada nesta diocese foi de criar uma nova equipe de CPT, que não existe mais há nos. Durante este ano de 2011, a CPT Regional irá acompanhar a atuação da equipe de Itapipoca de forma mais próxima, até que a equipe seja oficializada na Assembléia Regional.

As equipes relizaram seus planejamentos para o ano de 2012 inseridos dentro dos quatro eixos: Terra, Soberania Alimentar/Sustentabilidade, Grandes Projetos/Meio Ambiente e Fortalecimento Institucional. Esperamos que a atuação da CPT em 2012 colabore para um movimento duplo de fortalecimento do protagonismo das comunidades camponesas por nós acompanhadas, ao mesmo tempo em que fortaleça a CPT em sua organização e missão.


Thiago Valentim
Coordenação da CPT Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021