CPT da Diocese de Crateús realiza Assembléia Anual



Foto: Thiago Valentim/CPT

No dia 25 de novembro de 2011, no Centro de Pastoral da Paróquia de Independência, cerca de 50 agentes da CPT de várias paróquias da Diocese de Crateus reuniram-se em Assembléia Anual.

Com o Tema Agricultura Camponesa e Grandes Projetos: Desafios e Perspectivas, os agentes fizeram uma avaliação do trabalho da CPT na diocese durante este ano, identificando os resultados positivos destas ações e onde se precisa melhorar.

Pe. Maurício fez um resgate histórico da CPT de Crateús, inserindo as ações dentro de um processo de transformação eclesial e social, clareando a missão da CPT naquela diocese.

Thiago Valentim, coordenador regional, colaborou na análise de conjuntura, enfocando nos impactos socioambientais e para a saúde humana dos grandes projetos. Enfatizou que o caminho de enfrentamento destes empreendimentos, além da denúncia explícita dos impactos e da negação dos direitos das comunidades atingidas, é a luta pela Reforma Agrária, continuar fortalecendo os projetos alternativos de convivência com o semiárido, o protagonismo dos atingidos nestas lutas e o resgate histórico-cultural das comunidades atingidas.

Comunidades camponesas da Diocese de Crateus sofrem impactos de empresas mineradoras instaladas na região, em pleno funcionamento ou em fase de pesquisas, como em Independência, onde a Mineradora Santa Maria minera calcário, na localidade de Cachoeira do Fogo, e Quiterianópolis, onde a Mineradora Globest minera ferro. Outro grande problema é a construção de uma barragem entre o Ceará (Crateús) e Piauí, denominada Lago de Fronteiras, que também expulsará de seus territórios várias famílias camponesas.

Já há uma organização de enfrentamento se fortalecendo, animando as comunidades, participando de seminários, encontros, audiências, visitando as comunidades atingidas, com a participação de diversas organizações.

A CPT da Diocese de Crateús é fortalecida e lúcida nos desafios que se apresentam. A Assembléia é um momento especial de encontro, avaliação e planejamento para uma ação integrada em toda a diocese. Estiveram presentes também representantes da Cáritas Diocesana e da Pastoral da Juventude Rural (PJR), ambas parceiras da CPT.

Thiago Valentim
Coordenador Regional 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021