ARTICULAÇÃO ANTINUCLEAR DO CEARÁ REALIZA ENCONTRO NA COMUNDADE DE RIACHO DAS PEDRAS - SANTA QUITÉRIA


No dia 03 de fevereiro de 2012, na comunidade do Riacho das Pedras, município de Santa Quitéria, membros da Articulação Antinuclear do Ceará reuniram-se, na primeira reunião do ano, para prosseguir com os encaminhamentos relativos ao planejamento de 2012.
Estiveram presentes representantes das entidades que compõem a Articulação (MST, TRAMAS, Cáritas de Sobral e CPT) e algumas lideranças comunitárias.
O encontro teve início com uma memória das ações da Articulação Antinuclear desde o seu surgimento, no enfrentamento do projeto de mineração de urânio e fosfato previsto para a Mina de Itataia, para que aqueles que, presentes pela primeira vez, pusessem situar-se nas discussões.
Em seguida, dois membros do TRAMAS, Pablo Araújo e Ana Cláudia, fizeram a apresentação de seus  projetos de pesquisa a serem realizados nas áreas do entorno da Mina de Itataia. Estes projetos estão em sintonia com as ações da Articulação.  A pesquisa de Ana Cláudia terá como foco as comunidades do entorno da mina que pertencem ao município de Santa Quitéria, e a de Pablo Araújo, o distrito de Lagoa do Mato, pertencente ao município de Itatira e distante 16km da mina. Serão criados dois grupos que participarão das pesquisas. A apresentação dos projetos foi seguida de um debate, com contribuições e esclarecimentos.
À noite, houve um momento de encontro com a comunidade, a fim de apresentar o que a Articulação tem planejado para este ano de 2012 e escutar das lideranças comunitárias suas expectativas para as ações de enfrentamento da mineração neste ano. Ficou ainda mais claro a resistência a este projeto de mineração, a necessidade de difundir ainda mais informações sobre os impactos desta obra para o meio ambiente e a saúde humana, a intensificação do trabalho de base, a urgência de fortalecer as diversas organizações comunitárias e a necessidade de se iniciar um trabalho junto às escolas comunitárias, procurando envolver alunos e professores nesta discussão.
Uma preocupação levantada pelas lideranças do Riacho das Pedras é o ano eleitoral. Como tem acontecido em anos anteriores, as campanhas na região são realizadas com foco na Mina de Itataia, onde candidatos políticos aos poderes executivo e legislativo visitam as comunidades,  prometendo que a mina será ativada e gerará muitos empregos para as populações da região. A grande maioria da população, desinformada sobre as verdades  do empreendimento, acreditam nas promessas feitas por tais candidatos. Daí a necessidade de intensificar ações nas comunidades no sentido de desmitificar o que é apresentado sobre a mineração.
A próxima reunião da Articulação Antinuclear está agendada para o dia 13 de abril, no Município de Madalena.
Thiago Valentim
CPT CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021