Fórum Cearense pela Vida no Semiárido realiza sua primeira reunião de 2012

Nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2012, a Sede da FETRAECE - Fortaleza, deu-se a Reunião Ampliada do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), a primeira reunião de 2012, com representantes de todos os Fóruns Microrregionais. 

A pauta do encontro foi a seguinte:

1) Socialização da mobilização em Petrolina, através de fotos e avaliação da mobilização. Os membros do Fórum que participaram da mobilização avaliaram como positiva, pelo fato de terem conseguido reunir 15 mil pessoas em tão pouco tempo, o que comprova a força de mobilização da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e a aprovação e reconhecimento dos beneficiários das ações desenvolvidas pela ASA. Esta mobilização não foi somente um momento para dizer NÃO ao rompimento da parceria do MDS com a ASA e a volta da indústria da seca, mas principalmente um momento de dizer SIM a todo o processo de mobilização e transformação realizado pelas organizações da sociedade civil e comunidades beneficiárias na busca de um semiárido vivo, local de convivência, de harmonia com a natureza.

2) Retomada do encontro de avaliação e planejamento do FCVSA, socialização dos debates, encaminhamentos, compromissos e agenda, aprofundando pontos estratégicos apontados na avaliação, como a comunicação;

3) Discussão da relação estado e sociedade, os cenários estabelecidos e os que queremos consturir para o futuro, evidenciando a discussão do semiárido legal. Com a presença do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, os participantes ouviram dele quais os projetos que a Secretaria irá desenvolver esse ano, bem como foi questionado sobre a participação da sociedade civil na execução dos mesmos. Os membros do Fórum reafirmaram ao secretário a posição contrária à confecção de cisternas de plástico e que continuarão com a campanha contra este tipo de cisternas. O Secretário não disse que é contra ou a favor destas cisternas, mas disse somente que quer conhecer melhor o projeto para se posicionar. 

4) Controle social e a continuidade da campanha contra as cisternas de plástico;

Além de um espaço de encontro, o Fórum é um espaço de discussão e fortalecimento das ações de convivência com o semiárido realizadas pelas entidades que compõem a ASA Brasil. 

Thiago Valentim
     CPT CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021