Movimento 21 realiza 2ª Romaria do Tomé



Foto: Pe. Lopes
No sábado, 21 de abril, foi realizada, na Comunidade do Tomé, município de Quixeré, Chapada do Apodi, a 2ª Romaria do Tomé. Esta Romaria teve como objetivo celebrar o segundo ano do assassinato do líder comunitário Zé Maria, que foi executado com mais de vinte tiros de pistola.
O Tomé é uma das comunidades da chapada do Apodi que vem sofrendo a agressão dos grandes projetos fruticultores que, além da exploração de trabalhadores (ausência de salário digno, insegurança no emprego), utilizam pesadas dosagens de agrotóxicos, cujas consequências são de grandes prejuízos para as comunidades: doenças respiratórias, neoplasias (cânceres), doenças de pele, poluição da água de consumo humano e animal. Zé Maria foi o primeiro a denunciar este desrespeito ao meio ambiente e às comunidades e, por esse motivo, ceifaram-lhe a vida.
Por conseqüência do seu assassinato (martírio) foi criado o Movimento 21, que é a articulação de vários movimentos sociais, pastorais sociais, universidades, sindicatos etc, que vêm atuando como força popular, reivindicando mais cuidado com o meio ambiente, degradado pelo agrotóxico, mais justiça social às comunidades da Chapada que vivem assoladas pelo abuso da política econômica dos grades projetos.
Foi realizada uma caminhada do local onde o Zé Maria foi assassinado até à capela da comunidade do Tomé, onde foi celebrada a Eucaristia.

Djavan Fernandes
Diácono da Diocese de Limoeiro
Agente da CPT


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021