Festa da Colheita no Cariri

            A Forania V se prepara para 20ª celebração da colheita a ser realizada na cidade de Assaré/CE no próximo dia 27 de maio com o tema: Soberania alimentar e sustentabilidade ambiental; e o lema: ”que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).
            Celebrar o quê se não houve inverno? É o que muitos questionam. No entanto, celebraremos a pertinência desse povo sofrido no solo escaldante do sertão, a força que move cada agricultor a não desanimar na caminhada, o sonho de dias melhores.
Celebraremos as conquistas através dos quintais produtivos, das mandallas, dos projetos que beneficiam a merenda escolar em nossos municípios através da agricultura camponesa familiar, buscando incentivá-los por meio desta grande festa, ao cuidado com o meio ambiente.
            Celebraremos a gratidão a Deus pelo o pouco que nossa roça produziu. Importante que, fazendo uma celebração na comunidade São José em Altaneira/CE, perguntava aos trabalhadores se teríamos o que celebrar nessa festa e eles insistiram em dizer que não houve quem não tivesse colhido, nem que fosse o mínimo de alimentos, em sua roça, e isso é muito significante por que aprendemos a celebrar tanto na fartura quanto na escassez.
            Celebraremos o reencontro dos amigos, dos agricultores, das comadres e compadres, do povo de Deus a exemplo das festas anuais que aconteciam em Jerusalém antigamente.
            Celebraremos o Mistério de Cristo, pão vivo encarnado na vida sofrida do povo, que se dá em alimento para saciar a fome e sede de justiça, e junto a sua Mãe, das Dores e das Alegrias, o amor pela graça da existência e pelas dádivas conquistadas como fruto do trabalho.
            Assim sendo, faço uso das palavras do Padre Machado: “Quem semeou, colheu vem o pão partilhar!”
 
Dalvirene Ari – Agente da CPT de Crato/CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021