FCVSA ELEGE NOVA COORDENAÇÃO

por Rosa Nascimento e Carolina Barros - Comunicadoras populares da ASA
Crato - Ceará
30/10/2012
O Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido (FCVSA), elegeu sua nova coordenação em Encontro Estadual realizado no dia 24 de outubro, no Crato, Ceará. As instituições Cáritas Brasileira Regional Fortaleza, Elo Amigo, Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Organização Barreira Amigos Solidários (Obas) e Federação dos/as Trabalhadores/as na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) compõem a equipe que conduzirá mais de perto as dinâmicas do Fórum junto às microrregiões.

A coordenação executiva da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) permanecerá com Cristina Nascimento, do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), representando o Estado. Além de eleger a nova coordenação do Fórum Cearense, os/as participantes do Encontro escolheram também a delegação do Ceará que vai participar do Encontro Nacional da ASA - VIII EnconASA, de 19 a 23 de novembro, em Januária, Minas Gerais.

Outro ponto alto do encontro foi a discussão a respeito da identidade do Povo Cearense, a ser apresentada no EnconASA. Depois do compartilhamento da resistência, da luta e conquistas do povo do Cariri, ao longo de sua história, foi sugerido que a pétala do evento nacional da ASA seja tecida com esta história. “Sugiro que nossa pétala retrate a diversidade do Ceará. Nesse sentido imagino que deve ter elementos que simbolizem nossa cultura, nossas belezas, nossa religiosidade e as lutas e conquistas na construção de um semiárido mais justo e sustentável”, recomenda Marcos Jacinto, representante da Instituição Elo Amigo.

Como simbologia de resistência serão levadas duas mudas de juazeiro, duas de ipê e duas de oiticica -, árvores resistentes da região.

No final do evento os/as participantes foram incitados a avaliar as atividades realizadas durante os dois dias e apontar estratégias de ações pelo fortalecimento da caminhada do povo. Foram apresentados três pontos prioritários: avançar nas questões políticas de convivência com o Semiárido; educação contextualizada e acesso à terra. Cristina Nascimento falou da importância da participação de novos/as membros no Fórum, enfatizando que a ASA ganha força a cada momento em que uma pessoa reconhece a luta pela convivência com o Semiárido e começa a fazer parte dela.

As atividades culminaram com uma noitada cultural, embalada ao ritmo do baião e forró-pé-de-serra no Centro de Expansão em Crato. Foi uma oportunidade de aproveitar mais um espaço de partilha entre o público, dividir danças, conversas e recordações. “Pra mim foi uma das melhores experiências neste fórum, disse Diana”, coordenadora da Pastoral da Terra em Iguatu, da UGT Elo Amigo, se referindo ao festejo de encerramento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021