SOBERANIA ALIMENTAR

Desde a sua fundação no Ceará que a CPT tem estado atenta e ajudado às camponesas e aos camponeses em suas formas de produção. Através das tecnologias de convivência com o semiárido, executadas em parceria com entidades ligadas à Articulação no Semiárido Brasileiro(ASA), a CPT tem incentivado a produção agroecológica, combatido a utilização de agrotóxicos através de formações, promovido a implementação de quintais produtivos, hortas comunitárias, confecção de remédios caseiros e produtos de higiene feitos com plantas, fazendo uma reflexão com as comunidades sobre quais as plantas e animais são adequados ao semiárido, dentre outras ações.
É grande o desafio de gerar soberania alimentar pela produção agroecológica, mas em muito já avançamos no semiárido. Várias famílias, com o apoio de muitas instituições comprometidas com o semiárido e seus povos, inclusive a CPT, já alcançaram sua soberania alimentar através de uma produção que respeita o meio ambiente e que envolve toda a família.
Outro desafio é criar as condições necessárias para e comercialização da produção, gerando renda para as famílias e colocando à disposição do mercado local produtos da agricultura familiar camponesa. A CPT tem colaborado na organização das famílias para a produção, mas também na realização de Feiras Agroecológicas, espaço alternativo de convivência e comercialização, numa forte interação entre o campo e a cidade.
As atividades de produção têm ajudado tanto às camponesas e aos camponeses, como também às/aos agentes da CPT a recuperarem conhecimentos antigos, dos pais e mães, avôs e avós, a fortalecer a história das comunidades e construir um presente mais sadio, mais liberto das amarras do sistema capitalista, onde todos possam viver com dignidade e abundância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021