TERRA E TERRITÓRIO

A luta pela Terra e a defesa dos Territórios está na raiz da CPT. O acompanhamento a acampamentos de camponesas e camponeses sem terra e a assentamentos rurais faz parte do cotidiano dos nossos agentes. São inúmeros os desafios que se apresentam. No tocante aos acampamentos, destacamos: a lentidão da Reforma Agrária, fazendo com que camponesas e camponeses permanecem anos, por vezes décadas, acampadas/os em áreas sem a mínima infraestrutura básica necessária, em beiras de estradas e BRs, vulneráveis a diversos tipos de violência; a necessidade organização e formação das lideranças para o acompanhamento destes acampamentos; a garantia de condições para a permanência nos acampamentos, como alimentação, água, lonas, saúde, educação, dentre outras; o acompanhamento dos processos junto aos órgãos responsáveis (INCRA, IDACE).
Quanto aos assentamentos, destacamos: a permanência das camponesas e camponeses nos assentamentos, principalmente das/os jovens; as condições reais de produção; a organização coletiva; a falta de água em quantidade necessária para o abastecimento humano, animal e para a produção, situação agravada pela seca e pela indústria da seca; a questão da educação do campo; o cuidado com o meio ambiente; a transição de práticas agrícolas de depredação do meio ambiente, com uso de agrotóxicos, para uma agricultura de base agroecológica, dentre outros.
Outra ação importante a ser destacada é o acompanhamento a comunidades quilombolas em suas lutas pelo reconhecimento étnico junto à Fundação Palmares e pela regularização de seus territórios. 
O acompanhamento se dá através de encontros para o resgate da história da comunidade, de visitas às famílias, assessorias sobre as leis que garantem os direitos das comunidades quilombolas, acompanhamento junto aos órgãos responsáveis pelos processos de regularização fundiária e participação em espaços de discussão sobre a luta por Terra e Território e a questão quilombola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021