VIDEOS

Clique no título do vídeo para assistir:

1. De Caetité (Bahia) a Santa Quitéria (Ceará) - As Sagas da exploração do urânio no Brasil.



Descrição: Há anos a CPT acompanha a luta contra a mineração de urânio e fosfato de Santa Quitéria. Participamos da produção deste documentário produzido pelo grupo Tramas da Universidade Federal do Ceará. Esta produção parte da experiência narrada por agricultores e agricultoras, lideranças comunitárias, agentes de pastoral, ambientalistas, religiosos/as, estudiosos/as e cientistas, é possível ter ideia das sagas da exploração do urânio no Brasil no século XXI.



Descrição: intitulado "O veneno está na mesa", os dois documentários foram feitos por Silvio Tendler e fazem parte do conjunto de materiais elaborados para a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida. Os documentários podem insinuar um filme de terror, mas O veneno está na mesa assusta mesmo pela revelação, em vídeo, de uma realidade cotidiana: 28% dos alimentos oferecidos à população brasileira são insatisfatórios para consumo.  Baseado em dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), divulgado em 2012, o filme mostra que desde 2008, quando ultrapassou os Estados Unidos, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo. Elaborado por pesquisadores de diversas universidades federais brasileiras, o extenso relatório da Abrasco reúne dados oficiais e uma série de estudos que denunciam o descontrole do uso de agrotóxicos no Brasil e comprovam os graves e diversificados danos à saúde provocados pelo uso de biocidas.

3. Violações do Projeto de Mineração Santa Quitéria 

Descrição: Vídeo que mostra algumas das violações do Projeto de Mineração Santa Quitéria (Mina de Itataia, de urânio e fosfato), entre os município cearenses de Santa Quitéria, Itatira e Madalena, na audiência pública realizada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ocorrida em Washington, com o objetivo de discutir a situação dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Dhesca) nas Américas. A Rede Nacional de Advogados Populares no Ceará (RENAP-CE) e a Urucum – Direitos Humanos, Comunicação e Justiça (Ceará) apresentaram-se, como peticionários, no caso que diz respeito à violações de direitos humanos e ambientais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021