Assembleia anual da CPT Ceará realizou balanço das ações em 2014

Na ocasião o planejamento para o próximo ano também foi debatido.

*Por Helaine Matos

Foto: Gabriela Bento.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) Ceará realizou nos dias 19 e 20 de novembro, assembleia anual para debater e refletir as ações executadas no ano de 2014 e propor o planejamento para o próximo ano. Realizada na Casa de Retiro Irmã Iolanda, no Bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, o encontro contou com a participação de representantes da CPT das dioceses de Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá e Sobral.
A programação incluiu apresentação da memória da caminhada neste ano, cantos de luta e missão, atividades em grupo para discussão e reflexão da carta nacional da CPT enviada à presidenta reeleita Dilma Rousseff e que trata de reivindicações para os povos dos campos, águas e florestas com quem a Pastoral atua e apoia.
Entre as principais ações realizadas pela CPT Ceará em 2014 foram destacadas: o Encontro de Formação dos Assentados e Assentadas na Reforma Agrária; Seminário sobre a Estiagem; Encontro de Enfrentamento à Mineração em Ipaporanga; Oficinas de Agentes Convidados da CPT; Projeto Bioágua e Escolas Camponesas; Oficina Casa de Sementes; 29º Encontro das Áreas de Assentamento em Crateús; Construção de cisternas e manifestações sobre a seca; Conselho ampliado da CPT; Assembleia Diocesana em Limoeiro do Norte; Encontro para a 17ª Romaria da Terra, entre outros. “2014 foi um ano em que tivemos muitas realizações que marcaram o compromisso que a CPT tem com os trabalhadores camponeses e camponesas”, destacou Claudiano Sobral, da Coordenação Regional da CPT Ceará.
Durante a assembleia foi feita, ainda, a análise da conjuntura política no Brasil e no Ceará e a leitura do discurso do Papa Francisco durante o Encontro Mundial de Movimentos Populares realizado em outubro, no Vaticano. “Preocupa-me a erradicação de tantos irmãos camponeses que sofrem o desenraizamento, e não por guerras ou desastres naturais. A apropriação de terras, o desmatamento, a apropriação da água, os agrotóxicos inadequados são alguns dos males que arrancam o homem da sua terra natal. Essa dolorosa separação, que não é só física, mas também, existencial e espiritual, porque há uma relação com a terra que está pondo a comunidade rural e seu modo de vida peculiar em notória decadência e até em risco de extinção”, alertou o pontífice em seu discurso.
Além dessas questões, foram socializados com o grupo os principais pontos discutidos no Encontro Nacional de Formação da CPT, realizado em Luziânia, Goiás, dos dias 22 a 25 de outubro deste ano.
 A LUTA EM 2015
Após os momentos de reflexão, os participantes da assembleia definiram ações para dar continuidade ao trabalho da CPT nas comunidades onde atua, entre elas, a proposta de preparação de um documento a ser enviado ao Governo do Estado do Ceará, propondo o diálogo e a reivindicação de ações concretas para os camponeses e camponesas que sofrem de inúmeros problemas como a desvalorização dos produtos oriundos da agricultura familiar, falta de abastecimento d’água em comunidades distantes, falta de apoio às Escolas Família Agrícola (EFAs), avanço desenfreado do agronegócio, uso de agrotóxicos e projetos de mineração que afetam à qualidade de vida de inúmeras famílias camponesas, além do descaso dos gestores com os povos indígenas, quilombolas, entre outros.
Entre as ações a serem executadas no próximo ano e definidas durante a assembleia está a realização da 17ª Romaria da Terra, que acontecerá em agosto de 2015, no município de Viçosa do Ceará com o tema “Territórios: povo irmão, terra e água em nossas mãos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021