CPT Ceará participou de encontro sobre os impactos da mineração na América Latina

Saiba mais...

Dos dias 2 a 5 de dezembro, foi realizado no Centro Cultural de Brasília, o Encontro Igreja e Mineração: uma opção em defesa das comunidades e territórios, promovido pela articulação Iglesías e Minerías, a fim de discutir a conjuntura da mineração na América Latina e seus impactos sobre as comunidades e territórios, além de criar estratégias para fortalecer a articulação de entidades, como as igrejas, que atuam no enfrentamento à mineração.

A reflexão do encontro se deu a partir da constatação da violação dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, os DHESCA, praticado por mineradoras e contou com a participação de 90 pessoas de vários países da América Latina e Estados Unidos.

Os objetivos do encontro foram: conhecer melhor a atuação de comunidades, leigas/os e religiosas/os na América Latina frente à mineração e promover suas articulações; Discernir se esse grupo informal em seus trabalhos está consolidando uma identidade própria e propor ações comuns que possam ser assumidas para os próximos dois anos (2015-2016).

“A realidade social de enfrentamento à mineração interpela cada vez mais às igrejas na América Latina para que se comprometam com a vida das pessoas e da natureza e promovam ações articuladas de enfrentamento à mineração em larga escala no continente. Nesse sentido, a partilha de experiências, de práticas exitosas, de desafios é fundamental para o fortalecimento da luta e a construção de ações comuns, como propõe este encontro”, afirmou o coordenador da CPT Ceará, Thiago Valentim que participou do evento partilhando as experiências que comunidades cearenses acompanhadas pela CPT vivem na luta contra a mineração no Estado. Além do Ceará, agentes das CPTs de Minas Gerais, Pará e Amapá, também,  participam do encontro.

*Texto e foto enviados por Thiago Valentim, CPT Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021