CPT da Diocese do Crato realizou Encontro de Formação

Leia mais...



Foto: Helaine Matos.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Crato realizou nos dias 13 e 14 de dezembro, mais um encontro de formação com agentes pastorais e convidados. O evento ocorreu no Centro de Solidariedade Nossa Senhora Medianeira da Paz, em Juazeiro do Norte e contou com a presença de lideranças camponesas e agentes que atuam em comunidades rurais dos municípios de Porteiras, Potengi, Antonina do Norte, Brejo Santo, entre outros da região.
O encontro proporcionou discussões sobre o conceito de camponês, a convivência sustentável com os recursos naturais, os impactos negativos do uso dos agrotóxicos e a necessidade de promover práticas ecologicamente corretas no campo. “Quando falamos em sustentabilidade, falamos em um todo: desde os recursos naturais até as pessoas envolvidas nesse meio. E temos que fazer a sustentabilidade voltada para todas essas questões, sustentando aquilo que somos”, disse a Irmã Ilza Franca, durante o encontro.
Além disso, o público presente teve a oportunidade de avaliar o trabalho da CPT e refletir em grupo sobre a realidade de suas comunidades e as ações que podem ser executadas. “Foi um momento de partilhar as ações que estão sendo feitas e assumir o papel de cuidar bem do mundo e de nós mesmos”, afirmou a agente pastoral da CPT, Dalvirene Ari.
Foto: Helaine Matos.
Sobre as ações da Pastoral na região foram muitos os relatos positivos, entre eles, os de moradores que fazem o uso de quintais produtivos com o cultivo de hortas e hortaliças por meio da água armazenada em cisternas. “Com essa ação da CPT melhorou bastante a nossa comunidade. Hoje eu não compro mais verduras na minha casa porque eu mesmo planto no meu quintal e posso dividir com meus vizinhos. Sem falar que as verduras são fresquinhas e sem agrotóxicos”, relatou a camponesa, Anilza Martins de Oliveira, moradora da Comunidade Vieira, município de Porteiras.
No encontro, também, houve espaço para músicas e para interagir com a natureza. O local de realização do evento dispõe de uma área verde repleta de árvores e os participantes puderam perceber melhor o espaço e refletir sobre os pontos discutidos na formação. “Estamos chamando esse estudo de Ecomissão, que é fazer missão dentro de uma prioridade ecológica”, afirmou o Padre Vileci Vidal.
No segundo dia, houve o planejamento das ações da CPT da Diocese do Crato para 2015 e discussões sobre a missão de assessoramento da Pastoral. (Clique aqui e veja mais fotos do encontro).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021