CARTA DE SOLIDARIEDADE DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT) – REGIONAL CEARÁ AO ACAMPAMENTO ZÉ MARIA DO TOMÉ




A CPT Ceará vem a público manifestar o seu apoio ao Acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, Limoeiro do Norte, que recentemente foram surpreendidas por uma decisão do Juiz Federal da 15ª Vara, subseção de Limoeiro do Norte, determinando que as famílias desocupem a área no prazo de 30 dias, contados a partir do dia 04 de abril de 2017, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (um mil reais), além do cumprimento forçado da desocupação.

O Acampamento Zé Maria do Tomé completa 03 anos de luta no próximo dia 03 de maio de 2017. São 85 cinco famílias que moram no acampamento e trabalham nesta terra, lutando para retomar o que lhes foi tirado. A criação pertence a Deus e, justamente por isso, os bens naturais não podem ser concentrados nas mãos de poucos, mas devem estar a serviço de toda a humanidade, a partir dos princípios do cuidado e da sustentabilidade.

As famílias acampadas estão em processo de negociação com o Governo Federal a fim de regulamentar a concessão de uso da área em favor das famílias. No entanto, o acampamento vem sofrendo pressões e ofensivas por parte da Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (FAPIJA) e do empresariado da região.

A forma de resistência das famílias é o trabalho coletivo, onde desenvolvem experiências agroecológicas, produzindo alimentos para sua sustentabilidade. Neste sentido, solicitamos em caráter de urgência a suspensão da referida ação judicial, a fim de que as famílias possam aguardar em segurança, até que as negociações sejam finalizadas. Reiteramos que a decisão do Juiz ameaça a vida e a sustentabilidade no presente e no futuro das famílias acampadas.

Tendo vivenciada a Semana Santa, é triste constatar que a Paixão de Jesus continua acontecendo na Paixão de tantos irmãos e irmãs, golpeados em seus direitos por terra, água e vida com dignidade. Mas Deus é maior e a ressurreição chegará!
                                                                                       
  17 de abril 2017

Comissão Pastoral da Terra - CPT Ceará


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021