CELEBRAÇÃO DA COLHEITA NA COMUNIDADE DE BAIXIO GRANDE - ASSARÉ - DIOCESE DE CRATO
Aconteceu ontem na comunidade de Baixio Grande, em Assaré, a celebração da colheita das comunidades deste setor, organizada pela Comissão Pastoral da Terra - CPT da Diocese de Crato. Houve visita aos quintais produtivos. A celebração iniciou com uma entoada de aboio sobre a produção em um dos quintais produtivos, à base da energia solar e, em seguida, uma caminhada até à capela N. Sra das Graças. O ato penitencial fez referência ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, "Fraternidade e Vida no Planeta". Na homilia, o Pe. Vileci lembrou a importância da produção agroecológica para a segurança alimentar da região: "quem ganha com isso são as pessoas e o meio ambiente", frisou o padre na sua homilia.
Durante o ofertório ofereceu-se frutos da Terra, instrumento de trabalho do camponês e a labuta do vaqueiro no sertão. Lembrou-se que após a colheita tem-se também a fartura de pastos para os animais. Depois da missa de agradecimento, houve a ceia da colheita com um jantar preparado pela comunidade para mais de 300 participantes, só com alimentos produzidos no roçado e nos quintais produtivos da comunidade. Todos os alimentos do jantar foram doados pela comunidade, 43 galinhas caipira e dois carneiros, carne de boi, além do arroz, verdura e fava, suco natural da produção de goiaba, que fizeram parte do cardápio.
Ficou visível tamanha a organização da comunidade. Autoridades do município fizeram parte da festa: associações comunitárias, secretaria da agricultura, da educação e ação social, agentes da EMATER, Sindicato dos trabalhadores Rurais do município, além do prefeito municipal, Evanderto Almeida e Vandinha. Os trabalhadores demonstraram uma grande satisfação pelo evento que terminou fazendo-se uma homenagem ao meio ambiente plantando um pé de nim ao lado da capela.
Comentários
Postar um comentário