Trabalho escravo é discutido em seminário no Ceará e encaminhado o Mutirão Pastoral contra o Trabalho Escravo


Nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2011, no Sítio São Francisco, em Horizonte – CE, representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Serviço Pastoral do Migrante (SPM), Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte e Missão Tremembé, estiveram reunidos discutindo a problemática do trabalho escravo.
O seminário teve como objetivo principal discutir o que significa trabalho escravo e implantar, no Regional Nordeste 1, o Mutirão Pastoral contra o Trabalho Escravo – “Ouvi o clamor do meu povo”, lançado pela CNBB. Foi assessorado por Pe. Ari Antônio dos Reis, que coordena o GT do Mutirão a nível Nacional, Gabriel, responsável pelos registros das ações do Mutirão e Alan, agente da CPT PI e membro da Campanha Nacional de combate ao Trabalho Escravo, da CPT.
Os participantes debateram sobre o que é trabalho escravo hoje, o que se configura somente como trabalho degradante, o ciclo da escravidão, como se fazer uma denúncia e a quem se dirigir, bem como que iniciativas podem ser implementadas para a prevenção e combate ao trabalho escravo no Brasil. Dados sobre trabalho escravo no Ceará também foram apresentados e os participantes tiveram a oportunidade de assistir dois filmes que retratam a realidade do trabalho escravo no Brasil, “Aprisionados por Promessas” e “A Lenda da Terra Dourada”.
Nos encaminhamentos, ficou decidido que a CPT CE ficará como entidade referência do Mutirão no Ceará, mas que as atividades serão organizadas e coordenadas em comunhão com a Pastoral do Migrante e outros parceiros que quiserem aderir às ações. Uma reunião ainda para setembro será marcada posteriormente para aprofundar a proposta do Mutirão e planejar-se para o próximo ano.


Thiago Valentim
CPT CE
06/09/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021