Nota de Solidariedade da CPT Regional ao Pe. Djavan Fernandes e comunidades de Potiretama

Fortaleza, 06 de maio de 2013

A Comissão Pastoral da Terra Regional Ceará (CPT) vem a público manifestar seu apoio ao agente da CPT, companheiro Padre Djavan Fernandes, pároco de Potiretama – CE, diocese de Limoeiro do Norte e às comunidades deste município.

No último dia 04 de maio (sábado), a paróquia realizou a Romaria pelas Águas em Tempos de Seca, uma manifestação de todos os vitimados e vitimadas pela seca daquele município, para pedir ao Deus da vida coragem para superar este momento, mas também como forma de denunciar a falta de compromisso dos poderes públicos locais com as famílias que sofrem com esta seca prolongada.

Apesar da manifestação ser legítima, o poder público municipal, após a Romaria, tem tentado, imediatamente, desqualificar esta ação e as denúncias das comunidades em relação à falta de iniciativa da prefeitura diante da situação, inclusive possibilitando que água contaminada seja distribuída às famílias por carro-pipa, como denuncia reportagens veiculadas em TVs locais, como no CETV 2ª Ed, 24/04.

Uma forma de desqualificar também a manifestação é atacando publicamente ao Pe. Djavan Fernandes, que assumiu recentemente a paróquia e, como forma de dar visibilidade a inércia do poder público local, motivou às famílias camponesas a irem às ruas e cobrar medidas urgentes.

Registramos aqui a nossa solidariedade aos camponeses e camponesas que sofrem com a seca em todo o Nordeste e, de maneira especial, em Potiretama, agravada pelas perseguições de quem deveria tomar providências sérias e urgentes, ao mesmo tempo em que reiteramos nosso compromisso de, junto com as comunidades atingidas, exigir que os órgãos competentes garantam nossos direitos.

A coordenação e secretariado regional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021