POPULAÇÃO DE NOVO ORIENTE - CEARÁ REALIZA CERCO DE JERICÓ REIVINDICANDO TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO AÇUDE FLOR DO CAMPO AO AÇUDE CARNAUBAL VIA ADUTORA


Diante da iminência do colapso de abastecimento de água na cidade de Crateús – CE, o Governo Estadual decide transpor parte da água do Açude Flor do Campo, em Novo Oriente, a 40km de distância, via leito do rio Poti, liberando a água pela abertura das comportas. Essa medida fará com que parte considerável do volume a ser transposto não chegue ao seu lugar de destino, seja pela absorção do solo, seja pela evaporação, considerando ainda que o leito do rio praticamente inexiste e o açude Flôr do Campo está somente com 19,99% de sua capacidade com água armazenada.

A população de Novo Oriente em momento algum se colocou contra a transposição de água para atender as necessidades do município vizinho de Crateús, porém, discorda da forma como essa água será transposta, reivindicando a construção de uma adutora ligando os dois açudes. A adutora, além de ser uma medida permanente, evitará o desperdício de água.

Já foram tentados vários canais de diálogo com os governos estadual e municipal, porém, sem sucesso. Dessa maneira, um grupo de pessoas de Novo Oriente iniciará hoje, 05 de julho de 2013 (sexta), o Cerco de Jericó nas comportas do Açude Flôr do Campo, como forma de pressionar o governo a aceitar a proposta da construção de uma adutora. O Cerco de Jericó (cf. Js 6, 1 – 14) é um acontecimento bíblico e refere-se à tomada da cidade de Jericó por Josué e os israelitas. Os muros da cidade, que pareciam intransponíveis, foram derrubados pela oração de Josué, dos sacerdotes e dos israelitas feita durante 07 dias. Atualizando este fato, o Cerco de Jericó nas comportas do Açude Flôr do Campo, quer demonstrar que a população está atenta aos problemas que estão ao seu redor, comprometida com a busca de soluções e que defenderá a proposta da construção da adutora. Para isso, fortalecerá a luta com oração durante 07 dias - Cerco de Jericó. Haverá sempre uma equipe permanente no local. O Cerco de Jericó terá início às 17hs, com uma Celebração Eucarística, nas comportas do Açude Flôr do Campo.

A população espera que os governos estaduais e municipais, com seus órgãos competentes, atendam às reivindicações, conscientes de que é a melhor via para fazer a transposição das águas de maneira a abastecer a cidade de Crateús, mas também de não submeter o município de Novo Oriente a também um iminente colapso de água. Diante de pouca água armazenada, deve-se fazer todo esforço para evitar o desperdício desse líquido precioso, principalmente em tempos de seca.

CPT CE


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021