Chegamos ao ponto de coisificar as pessoas para ganhar dinheiro’
Adital
Edcarlos Bispo de Santana
Uma notícia, no
mínimo curiosa, chamou a atenção dos brasileiros na semana passada. Em uma feira,
no centro da capital paulista, um homem vendia dois bolivianos. Não eram
bonecos, peças de roupa ou artesanato, mas dois seres humanos.
"Aí vai o
trabalho mais vil do homem. Chegamos ao ponto de coisificar as pessoas para
ganhar dinheiro. É isso, o dinheiro é senhor de nossas causas hoje”, afirma a
promotora de justiça Eliana Vendramini. Responsável pelo Programa de
Identificação e Localização de Desaparecidos, a promotora afirma que, no centro
de São Paulo "vivemos um problema terrível”.
"Não está longe
de nós, o centro da cidade é um dos principais lugares para falsificação de RG,
obtenção de silicone industrial para colocar em travestis que ‘quer se fazer’
em São Paulo. Não quero polemizar a adoção brasileira que muitas delas são
feitas por amor, mas existe muito tráfico de bebês, o que é batizado de ‘adoção
à brasileira’. Por exemplo, encontrei a criança a mãe me deu, gosta muito de
mim e peço a guarda e depois a adoção, mas na verdade a mãe nunca me viu. Eu
posso ser a mãe boa, mas posso ser uma traficante, conseguir a guarda e depois
vender”, comenta.
Talvez, ao falar
em tráfico humano, as pessoas se remetam a algo distante de suas vidas, ao
interior, às fazendas, ou, até mesmo, àquele cenário de novela, mas a realidade
é diferente e está muito mais próxima das pessoas do que elas pensam.
"O maior
número de caso [em São Paulo] de trabalho escravo é ligado às confecções, à
indústria têxtil com a exploração de bolivianos de maneira geral, mas no ano
passado houve um aumento muito grande na construção civil, como tem grandes
obras, grandes empreendimentos, em vista da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
Essa mão de obra é aliciada de alguns estados do Nordeste, principalmente”,
conta a doutora Christiane Vieira Nogueira, procuradora do Ministério Público do
Trabalho.
As modalidades de
tráfico humano, quatro ao total, atingem as pessoas em situação de
vulnerabilidade. E essa "vulnerabilidade”, ressalta a doutora Eliana,
"se apresenta das diversas maneiras possíveis. Uma vítima traficada é
vulnerável, ‘vulnerável economicamente’, alguém pode dizer. Não! Ela é
vulnerável em qualquer ponto. O travesti sai de lá só porque era pobre? Não. É
porque não era aceito socialmente. Vai aí outra questão de fraternidade”,
comenta a promotora fazendo menção à CF-2014.
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