LANÇAMENTO DE COMITÊ DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA - CEARÁ - FAMA - CE




A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa. Confira!
-
Comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água Ceará (FAMA-CE) foi lançado nesta quarta-feira (17), no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa, para discutir e encaminhar permanentemente (para muito além só do FAMA em Brasília) todas as questões relacionadas à água, tanto no que diz respeito a qualidade, mas sobretudo na sua democratização e construção do seu perfeito controle social – garantindo que a água não será mercadoria, mas sim sempre um direito. Se fizeram presentes e compondo este comitê do FAMA por volta de 30 entidades, entre eles vários movimentos sociais, centrais sindicais, socioambientais, pastorais, estudantis e a sociedade em geral.
-
Com o lema “Água é direito, não mercadoria”, o FAMA, que ocorrerá na UnB e outros espaços de Brasília, com extensa programação, foi criado em contraposição ao 8º Fórum Mundial da Água - FMA, marcado para acontecer no período de 18 a 23 de março de 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, organizado pelo Conselho Mundial da Água.
-
Estamos reunindo os esforços dos movimentos sociais nacionais e internacionais para afirmar o acesso à água como um direito humano fundamental, sobretudo para os/as que vivem o empobrecimento, os conflitos por água, e para quem a água se tornou um recurso inacessível, devido a destruição ambiental, incluindo o desequilíbrio climático, que determina a quebra dos serviços ambientais, e para enfrentar os grupos econômicos que querem privatizar/ “sequestrar” a água com destaque para as iniciativas das grandes corporações que privatizam e mercantilizam a água de maneira crescente.
-
O Fórum Mundial da Água visa iludir a população e privatizar e comercializar a água em ferindo a humanidade. Temos todos que participar do FAMA, e devemos também denunciar esse ataque ao bem comum, a água, que não pode ser gerida por interesses privados. Todo cidadão deve ser multiplicador dos cuidados que devemos ter para evitar que a água seja privatizada.
-
O lançamento deste comitê do FAMA teve a coordenação dos trabalhos coordenada pela advogada Naia Carvalho, que integra a Marcha Mundial do Clima, e transcorreu com uma mística no início conduzida pelo MST do acampamento Zé Maria do Tomé de Limoeiro do Norte, região do Ceará que está no centro de um emblemático conflito pela água entre os trabalhadores e o agronegócio, como também está a comunidade do Lagamar do Cauípe entre outros e com 2 mesas, uma com análise de conjuntura nacional, local e internacional, que contou com a participação dos profs, Francisco de Assis e Roberto Ferdinand (consultor em saúde pública e meio ambiente), e a outra abordando os conflitos pela água com a participação de Iris do MST, Também foi convidado para proferir algumas palavras o prof. Alexandre Costa, que integra um outro comitê do FAMA no Ceará, sobre mudanças climáticas e água. Para encerrar tivemos uma saudação de 9 entidades estaduais que integram este comitê, entre elas UNE, CUT, CPT, CTB, MOVA – SE, CETRA, entre outras.
-
Esta cerimônia é só o primeiro passo de muitos que daremos antes e depois do FAMA em Brasília. Conclamamos a que todos convidem a todos para este grupo no face e email que informamos abaixo para aprofundarmos as articulações.
-
Foi afirmado que embora não seja obrigatório porque a sociedade é livre para formar quantos comitês quiser, é desejável, ao seu tempo, fundir os comitês de âmbito estadual, e portanto estamos em diálogo com o outro comitê ( já trocamos idéias com João Alfredo, Alexandre Costa, Evanilson e outros) que inclusive esteve conosco aqui presente com vários integrantes, ao qual aproveitamos para saudar, que organiza a Assembléia Popular da Água, possivelmente já para o dia 26 de janeiro em Caucáia (traremos mais informações sobre esta assembléia aqui neste grupo).




-
TODOS À BRASÍLIA PARA O FAMA ! 
-
REALIZEMOS ENTRE OUTRAS COISAS UMA GRANDE PASSEATA DE ENFRENTAMENTO AO FMA, “FÓRUM DAS CORPORAÇÕES” !
-
ÁGUA É DIREITO, NÃO MERCADORIA !
-
COMITÊ FAMA - CE
-
https://www.facebook.com/groups/394810407620857/?ref=bookmarks
-
comite.fama.ce@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: A Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

CPT- Ceará Provoca Audiência Publica na Assembléia Legislativa do Ceará, para discutir a aplicabilidade da Lei 17.582/2021